Data início do projeto:
04/01/2024
Data fim do projeto:
03/31/2026
Investigadores principais:
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES
Descrição do projeto:
O estudo será organizado em 5 objetivos.
Como ponto prévio à organização dos objetivos, a equipa procurará sempre o nível de análise mais desagregado possível para a análise dos resultados, mediante a significância estatística dos dados e a combinação da informação presente nas três bases de dados já referidas. Assim, a desagregação de área de educação e formação poderá ir do nível do curso (mais desagregado) até ao nível da área a 1 dígito da classificação das áreas de educação e formação (ISCED-F) (mais agregado garantido). Do ponto de vista institucional, a informação poderá ir desde a instituição (mais desagregado) até à comparação entre subsetores e subsistemas (nível mais agregado garantido). A análise será também desagregada por sexo e grupos etários, e por nível de educação (classificação de níveis de educação (ISCED) - do CTeSP ao Doutoramento), onde a capacidade de desagregação está garantida.
O primeiro objetivo é o da identificação e caracterização dos diplomados do ensino superior em situação de desemprego. Como objetivos específicos, a equipa procurará: 1) através da estatística descritiva, fornecer uma estimativa da taxa de desemprego, desagregada por área de educação e formação, nível de educação, subsistemas, género e idade; 2) através de métodos de regressão linear, apurar os determinantes da situação do desemprego com base na informação dos inquiridos. Tal processo permitirá identificar quais os diplomados mais em risco de cair na situação de desemprego e poderá fornecer importantes implicações políticas. A equipa procurará também contrastar a informação presentes nas três bases de dados do estudo com os dados de empregabilidade do IEFP que são utilizados como âncora para a definição de vagas dos cursos de ensino superior.
O segundo objetivo é a análise da inserção profissional dos diplomados. Esta é consubstanciada através de uma análise ao percurso de carreira dos diplomados, durante os primeiros anos de integração no mercado de trabalho. Assim, este objetivo subdivide-se em dois: 1) uma análise de estatística descritiva com vista à caracterização dos diplomados através de indicadores como o número de empregos, a evolução salarial, a estabilidade do vínculo de trabalho e o ajustamento do perfil de competências ao emprego; 2) uma análise de regressão linear com vista ao apuramento dos determinantes de cada um destes indicadores. Será também dada atenção especial ao primeiro emprego do diplomado. Para além de uma breve caracterização do primeiro emprego típico do diplomado no sistema, é também avaliada através dos métodos de regressão linear, qual a importância deste primeiro emprego para explicar os indicadores supramencionados, numa perspetiva da compreensão do papel do primeiro emprego na carreira do diplomado.
O terceiro objetivo será o de avaliar a influência de qualificações adicionais no percurso dos diplomados no mercado de trabalho. Especificamente, pretende-se estimar, através de análises de regressão linear, o benefício da obtenção de um grau adicional por parte do diplomado nesses resultados no mercado de trabalho. Neste contexto, quando a significância estatística o permitir, a análise será separada entre as diferentes qualificações adicionais que se podem obter (diferenças entre ISCED 5 e 6, 6 e 7 ou 7 e 8) com especial atenção a uma análise feita por área CNAEF, , já que, em diversos casos, as qualificações formais servem, como forma de acesso a determinadas profissões.
O quarto objetivo está relacionado com a mobilidade dos diplomados – nomeadamente, com a mobilidade internacional. A informação presente nas bases de dados a que a equipa tem acesso apresenta-se como muito limitada para aferir esta realidade, uma vez que as bases de dados recolhem informação a partir do território português. Contudo, a base de dados Eurograduate pode ser um bom ponto de partida para a análise de tema, nomeadamente relativamente a que características individuais do diplomado levam à migração, incluindo a divisão por áreas CNAEF.
Por último, o projeto resultará num conjunto de conclusões e recomendações de política pública, dependendo dos resultados encontrados. O projeto tem a ambição de produzir recomendações que tornem a rede de ensino superior português mais eficiente, identificando as áreas de educação e formação e as regiões onde existe maior taxa de desemprego e piores resultados dos diplomados no mercado de trabalho, e, por outro lado, identificando áreas com melhores indicadores, onde poderiam ser abertas mais vagas ou cursos. A estes resultados será também dada uma ênfase regional, uma vez que a explicação dos processos no mercado de trabalho podem ter uma importante componente regional. O projeto também pretende partilhar a experiência da equipa na recolha de dados sobre a empregabilidade, com vista ao desenho de melhores mecanismos por parte da tutela de compreensão resultados dos diplomados no mercado de trabalho, respondendo à preocupação do Tribunal de Contas.
Montante de financiamento:
90000
Entidade financiadora:
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo