Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos/as estudantes do ensino superior do Grande Porto e Grande Lisboa

Data início do projeto: 
09/01/2022
Data fim do projeto: 
07/31/2024
Investigadores externos: 
João Machado Bernardo Gouveia Catarina Ruivo Inês Moreira Mariana Barbosa Ana Gabriela Cabilhas Francisco Porto Fernandes Carlos Alves Samuel Caetano Vilela
Instituição proponente: 
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Instituições participantes: 
Federação Académica de Lisboa Federação Académica do Porto
Descrição do projeto: 
Este estudo visa centrar-se à escala dos dois maiores centros populacionais do país, de forma a contribuir para a construção de políticas – do Estado central, das autarquias e das IES – que promovam a melhoria da vida dos estudantes do ensino superior no Grande Porto (GP) e Grande Lisboa (GL). Trata-se, assim, de saber quem são, onde estão, como vivem, como se deslocam e de que condições de apoio beneficiam os/as estudantes do ensino superior das áreas do GP e GL. Este estudo visa, também, caracterizar as políticas de fixação do número de vagas nas IES do GP e GL, no sentido de contribuir para a análise e enquadramento dos principais problemas com que os/as estudantes destas áreas se confrontam. Assim, o estudo pretende cobrir os seguintes aspetos: identificação do perfil socioeconómico dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL; a sua distribuição geográfica e os seus padrões de deslocação; as suas condições de vida; apoios sociais aos/às estudantes do ensino superior do GP e GL. Como objetivos específicos desta investigação elencam-se os seguintes: Perfil socioeconómico dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL 1. Conhecer os/as estudantes que frequentam as IES do GP e GL, através de uma caracterização socioeconómica do seu perfil, 2. Conhecer a realidade socioeconómica dos/as estudantes da 1.ª, 2.ª e 3.ª fases, no sentido de se perceber se as desistências da 1.ª para a 2.ª fase se relacionam com aquela realidade; 3. Identificar os/as estudantes deslocados. Distribuição geográfica e dinâmica populacional dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL 4. Mapear a população de estudantes do Ensino Superior residentes no GP e GL, em particular nos municípios do Porto e de Lisboa, e nos seus concelhos periféricos; 5. Identificar os locais de maior densidade estudantil; 6. Perceber se os estudantes se fixam no GP e GL aquando do término do 1.º ciclo de estudos e se existem expectativas para ficar a viver nas cidades após este período. Padrões de deslocação dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL 7. Identificar o padrão de deslocações dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL (motivo de deslocações, meios de transporte utilizados (linhas de metro, autocarros, elétricos, comboios, trotinetes e bicicletas), distância percorrida e tempo despendido), as suas expectativas sobre a utilização de transporte individual ou transporte público, a opinião sobre a rede de transportes públicos e a ligação a redes de ciclovia. Condições de vida dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL 8. Identificar onde e com quem vivem os estudantes do ensino superior do GP e GL (casa dos pais, residência dos Serviços de Ação Social, residência privada, quarto alugado, ...), bem como aferir as condições habitacionais (conforto, acesso à internet, espaço de estudo, ...). Apoios sociais aos/às estudantes do ensino superior do GP e GL 9. Identificar as respostas da ação social direta e indireta, nomeadamente, a oferta de cantinas e de alojamento, e analisar se estas se ajustam às necessidades. Com a consecução destes objetivos, pretende-se responder às seguintes questões: • Qual a realidade socioeconómica e a situação de vida dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL? • Onde vivem e como se deslocam diariamente? • Que respostas de ação social existem, no sentido de colmatarem as necessidades de bem-estar (do ponto de vista socioeconómico, psicológico e de saúde) dos/as estudantes? • Qual a cobertura de alojamento, dos serviços de alimentação e da rede de transportes? • Como se relacionam estas questões com a política de fixação de vagas no GP e GL?
Montante de financiamento: 
€ 86.500,33
Entidade financiadora: 
EDULOG - Think Tank da Educação/Fundação Belmiro Azevedo

© CIPES 2019