Acrónimo do projeto:
Acesso ao ES
Data início do projeto:
03/01/2021
Data fim do projeto:
02/29/2024
Investigadores principais:
Investigadores externos:
Ana Rute Cardoso (IAE-CSIS)
Louis Philippe Morin (U. Owatta)
Richard Murphy (U.Texas)
Stephen Desjardins (U. Michigan)
Miguel Urquiola (U. Columbia) - Consultant
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES
Descrição do projeto:
As últimas décadas foram caracterizadas por uma grande expansão do acesso ao ensino superior (ES). Um dos desenvolvimentos mais importantes associados à massificação do ES foi uma tendência para desregular o sistema, alinhando-o pela interacção entre as forças de mercado. Todavia, esta tendência suscita preocupações devido aos riscos de
estratificação e de desigualdades no ES.
Há várias dimensões através das quais o ES pode reproduzir ou amplificar as desigualdades. Uma dessas fontes é através de estratificação institucional. Em muitos sistemas de ES a questão não é apenas o acesso à formação superior, mas também o tipo e a área de formação, a região ou a instituição. Estes aspectos são particularmente relevantes, dado que os benefícios em termos de emprego e rendimento podem ser muito diferenciados consoante a formação. Uma segunda dimensão importante na desigualdade prende-se com a forma como o sistema de ES amplifica desigualdades socioeconómicas. Devido à forte concorrência no acesso a certas formações, as famílias procuram mobilizar recursos e adoptam estratégias que beneficiem os seus filhos. Além isso, tem havido algum debate acerca das competências valorizadas través dos sistemas de acesso e em que medida estas são ajustadas aos percurso de formação no ES. Uma terceira dimensão na desigualdade tem a ver com as oportunidades de acordo com o género. Ainda que a participação das mulheres no ES tenha aumentado, persistem diferenças, nomeadamente nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas (CTEM). Ainda que as mulheres sejam mais qualificadas, nem sempre isso se reflecte igualmente no acesso a empregos mais qualificados e mais bem remunerados. Uma quarta e última dimensão a ter em conta tem a ver com a crescente desigualdade no número de anos de formação superior, nomeadamente as diferenças entre aqueles que têm apenas uma formação inicial e os que prosseguem para estudos pós-graduados, associados a claras vantagens económicas.
Neste projecto procuramos estudar diferentes dimensões de desigualdade no ES de massas, centrando-nos no caso português. Um dos aspectos cruciais constitui em que medida o sistema de acesso tende a reproduzir e amplificar as desigualdades.
Keywords do projeto:
Desigualdade, Ensino Superior, Genero, Mobilidade
Montante de financiamento:
204.335,97
Entidade financiadora:
Fundação para a Ciência e Tecnologia