Desempenho das Escolas Portuguesas - Que Fatores fazem a diferença?

Data início do projeto: 
01/01/2013
Data fim do projeto: 
12/31/2014
Investigadores principais: 
Investigadores externos: 
Margarida F. Cardoso; Carolina Costa
Instituição proponente: 
CIPES - Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior
Descrição do projeto: 
O propósito deste projecto foi o de avaliar o desempenho de escolas portuguesas com modelos de valor acrescentado, procurando-se isolar a contribuição da escola nos resultados dos seus alunos de outros factores. Ao contrário de estudos passados, que utilizam a escola como unidade estatística, utilizou-se dados ao nível do aluno, anonimizados, fornecidos pela Direcção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência. No âmbito deste projecto, a equipa foi convidada pela DGEEC/ MEC a analisar os dados do PISA 2013, tendo originado a seguinte comunicação: SARRICO CS, CARDOSO MF, MACHADO I, COSTA C, ROSA MJ, SÁ C, TEIXEIRA P, PISA 2012: Uma abordagem aos resultados a partir de factores contextuais e institucionais, Seminário Desafios para a Investigação em Educação, Ministério da Educação e Ciência, Caparide, 11 de Dezembro, 2013. (Disponível em http://www.dgeec.mec.pt/np4/246/). Foi produzido o relatório: SARRICO CS (COORDENAÇÃO), COSTA C, MACHADO I, ROSA MJ, TEIXEIRA P, CARDOSO M, SÁ C, SANTOS C (2014). Desempenho de Escolas Portuguesas – Que Fatores Fazem a Diferença? Relatório Final. Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior: Matosinhos.
Montante de financiamento: 
€ 64.107,20
Entidade financiadora: 
PO Assistência Técnica FSE (QREN)

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