Data início do projeto:
02/01/2024
Data fim do projeto:
01/31/2028
Investigadores principais:
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES
Descrição do projeto:
O programa de bolsas de mérito da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) é único no ensino superior português, combinando a dimensão do mérito com o apoio a estudantes de meios economicamente desfavorecidos. O programa mais reconhecido e difundido de apoio ao mérito no ensino superior português é o apoio a estudantes de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No entanto, este apoio surge mais tarde no contexto do ensino superior, pelo que apenas uma franja muito pequena de estudantes são potenciais candidatos, e muitos estudantes com elevado potencial não tencionam prosseguir estudos de doutoramento. Assim, não existe no ensino superior português um outro programa que considere o mérito dos estudantes à entrada no ES. O estudo está organizado em três objetivos. O primeiro, é avaliar o impacto da bolsa de estudo na vida pessoal e académica. Com este objetivo, a equipa de investigação deverá ser capaz de (i) identificar se a bolsa permitiu que os estudantes se dedicassem mais ao seu curso e ao envolvimento académico em geral, em comparação com os estudantes não financiados; (ii) se, para os estudantes financiados, a bolsa desempenhou um papel ativo nas suas decisões de mobilidade e o seu impacto; e (iii) o papel da bolsa na lógica financeira e familiar do bolseiro, estabelecendo se permitiu uma maior independência financeira da família em comparação com os estudantes não selecionados. O segundo objetivo consiste em avaliar as escolhas dos estudantes em matéria de inserção no mercado de trabalho. O projeto procurará saber se a bolsa influenciou a decisão do estudante de prosseguir os estudos no ensino superior, e avaliar a consciência dos inquiridos sobre os seus esforços e perspetivas para melhorar as suas condições de empregabilidade. O acesso ao primeiro emprego e os indicadores de empregabilidade alcançados pelos bolseiros (tipicamente, número de empregos, evolução salarial, tipo de emprego, ajustamento do perfil de competências ao emprego) serão avaliados um ano após a sua entrada no mercado de trabalho. O terceiro objetivo é fazer recomendações mais amplas para melhorar o programa de bolsas. Os resultados do cumprimento dos dois objetivos anteriores darão à equipa a oportunidade de 1) avaliar se o processo de seleção destes estudantes, bem como as regras de renovação das bolsas, são os mais adequados; 2) avaliar se o valor das bolsas é suficiente ou excessivo para atingir os objetivos do programa. Um valor insuficiente deverá levar a um aumento do valor das bolsas, permitindo que o programa seja mais eficaz, enquanto a identificação de um valor excessivo permitirá aumentar o número de estudantes financiados; e 3) identificar pontos de melhoria mais gerais, boas práticas, a possibilidade de financiar atividades mais específicas a incluir no programa (por exemplo, cursos de línguas), bem como outras recomendações decorrentes da investigação realizada.
Keywords do projeto:
Estudantes do Ensino superior, envolvimento académico, bolsas no ensino superior, mobilidade no ensino superior.
Montante de financiamento:
-
Entidade financiadora:
Fundação Calouste Gulbenkian