A sustentabilidade socioambiental no ensino superior: um tema integrador para os países de língua portuguesa?

TítuloA sustentabilidade socioambiental no ensino superior: um tema integrador para os países de língua portuguesa?
Publication TypeJournal Article
Year of Publication2015
AuthorsBizerril, M, Rosa, MJoão, Carvalho, T, Pedrosa, J
JournalRevista Forges – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Volume2
Issue2
Pagination99–115
Date Published2015-09-01
Abstract

Neste início de século vem se construindo um consenso de que as universidades são agentes estratégicos para a promoção da sustentabilidade por diversas razões como: (1) a necessidade de reduzir o impacto ambiental decorrente de suas atividades; (2) o fato de serem instituições promotoras de inovação; (3) o seu papel formador de lideranças, professores e distintos profissionais que influenciam a sociedade; (4) e seu impacto no desenvolvimento regional sustentável. No presente artigo é defendida a ideia de que a peculiar situação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao buscar intencionalmente a cooperação dentre uma diversidade de contextos culturais e socioeconômicos, pode-se configurar como interessante espaço para a discussão de diversos temas emergentes da atualidade que requerem a cooperação entre países e o reconhecimento de diversos olhares, como certamente é o caso da sustentabilidade no ensino
superior. O texto é fundamentado na revisão da literatura internacional sobre sustentabilidade no ensino superior e na discussão dos conceitos de sustentabilidade que podem, por um lado, interessar aos Países de Língua Portuguesa (PLP) nos seus contextos regionais e, por outro, constituir um mecanismo adicional de integração dos sistemas de ensino superior destes países. Por fim, analisam-se os desafios que se colocam aos PLP nesta matéria, propondo-se a cooperação para a institucionalização da sustentabilidade no ensino superior desses países.

URLhttps://www.revistaforges.pt/index.php/revista/article/view/19

© CIPES 2019