Caros colegas e amigos,
Foi com grande pesar que registamos o falecimento da nossa querida colega e amiga Mary Henkel. De 2008 a 2018, foi membro relevante da comissão consultiva externa do CIPES, tendo além disso dado contributos inestimáveis para publicações em que o centro esteve envolvido.
Mary Henkel não foi apenas uma grande académica, mas também uma colega e amiga maravilhosa com quem muitos de nós tiveram o prazer de interagir e trabalhar ao longo dos muitos anos que dedicou à investigação sobre o ensino superior em geral. Mary Henkel fez parte da geração de colegas que estabeleceu o campo dos estudos sobre o ensino superior na Europa e foi uma das primeiras mulheres académicas a tornar-se professora catedrática especializada na nossa área. Foi também membro fundador do CHER, um contributo inestimável para o desenvolvimento da nossa comunidade, tendo sido um membro ativo até recentemente e membro da sua direção.
Mary Henkel cresceu em Blackheath com os seus pais e um irmão. Depois da escola, ingressou em Oxford no final da década de 1950 e fez aí Estudos Clássicos. Não só se distinguiu a nível académico, como também jogou na equipa de hóquei da faculdade e foi uma excelente jogadora de ténis. Depois de se formar, foi professora numa escola secundária. Em seguida, tornou-se assistente social e lecionou em trabalho social na London School of Economics. Na década de 1970, quando Mary Henkel estava a fazer um mestrado na Universidade de Brunel, conheceu Maurice Kogan, dando início a uma relação de trabalho duradoura e a uma estreita amizade com ele e a sua esposa, Ulla. Depois de terminar a sua licenciatura, Mary Henkel ocupou um lugar em Brunel como professora, tendo mais tarde sido promovida a Leitora e, depois, a Professora Catedrática.
No último quarto de século, Mary Henkel distinguiu-se como uma das principais académicas dos estudos do ensino superior. É autora ou editora de treze livros. As suas contribuições para este domínio abrangem vários tópicos, como: trabalho académico, governação, ensino superior e preparação para o trabalho, ou a utilização de indicadores de desempenho. Para além destes temas, escreveu sobre aprendizagem e ensino em serviço social e sobre a avaliação e as políticas de investigação. Um interesse fundamental ao longo da sua investigação foram os valores e as identidades dos académicos e dos profissionais e a forma como são afetados pelas políticas, reformas e instrumentos de gestão.
Por ocasião do septuagésimo aniversário de Mary Henkel, um grupo de colegas seus juntou-se para escrever um belo volume de artigos como tributo ao seu trabalho e como sinal de gratidão pelas contribuições para a investigação no ensino superior - From Governance to Identity (Springer, 2008). O volume foi organizado por Alberto Amaral, Ivar Bleiklie e Christine Musselin, e incluiu contribuições de outros colegas como Ronald Barnett, John Brennan, Kavita Pattel, Elaine El-Khawas, Svein Michelsen, Peter Maassen, Jürgen Enders, Harry De Boer, Liudvika Leisyte, Roberto Moscati e Jussi Valimaa. Neste festschrift, foram os temas em que ela deu um contributo importante, como as identidades, o trabalho académico, a política e a governação, e os métodos de investigação no ensino superior. Este tributo ao trabalho e às contribuições de Mary Henkel para a investigação no ensino superior foi um inteiramente merecido para alguém que se caracterizava por uma personalidade despretensiosa e modéstia intelectual.
Mary Henkel era uma académica dotada e, através do seu excelente trabalho, abertura intelectual e bondade, conquistou uma reputação académica bem merecida e a gratidão de numerosos amigos que sentirão profundamente a sua falta.
Alberto Amaral and Pedro Teixeira
Livros de Mary Henkel
1. Government and Research: Thirty Years of Evolution (2nd ed.) - Maurice Kogan, Mary Henkel, and Steve Hanney, 2006
2. Transforming Higher Education. A Comparative Study (2nd ed.) - Maurice Kogan, Marianne Bauer, Ivar Bleiklie and Mary Henkel, 2006
3. Governing Knowledge: a Study of Continuity and Change in Higher Education – A Festschrift in Honour of Maurice Kogan - Bleiklie, Ivar, and Mary Henkel, eds. 2006.
4. Transforming Higher Education. A Comparative Study - Maurice Kogan, Marianne Bauer, Ivar Bleiklie and Mary Henkel, 2000
5. Academic Identities and Policy Change in Higher Education - Mary Henkel, 2000
6. Changing Relationships Between Higher Education and the State - Edited by Mary Henkel and Brenda Little, 1998
7. Graduate Education in Britain - Tony Becher, Mary Henkel and Maurice Kogan, 1994
8. The Use of Performance Indicators in Higher Education. The Challenge of the Quality Movement - Martin Cave, Stephen Hanney, Mary Henkel and Maurice Kogan, 1996; 3rd edition
9. Learning and Teaching in Social Work. Towards Reflective Practice - Edited by Margaret Yelloly and Mary Henkel, 1994
10. Government, Evaluation and Change - Mary Henkel, 1991
11. Higher Education and the Preparation for Work - Chris J Boys, John Brennan, Mary Henkel, John Kirkland, Maurice Kogan and Penny Youll, 1989
12. The Health Advisory Service: an Evaluation - Mary Henkel, Maurice Kogan, Tim Packwood, and Tim Whitaker, 1989
13. Government and Research: The Rothschild Experiment in a Government Department - Maurice Kogan and Mary Henkel, 1983