Acrónimo do projeto:
ESMAESP
Data início do projeto:
03/01/2009
Data fim do projeto:
03/31/2012
Investigadores principais:
Investigadores externos:
Rui Brites; Minoo Farhangmehr; Odília Gouveia (Grantee); Marvin Peterson (Consultant)
Equipa de investigação:
Virgílio Meira Soares
Instituição proponente:
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Instituições participantes:
CIPES, Portugal; Michigan University, US
Descrição do projeto:
Os docentes juntamente com os alunos constituem um grupo importante que contribui para a cultura institucional. Os acadêmicos são um recurso fundamental dentro das instituições de ensino superior tendo um papel importante na consecução dos objetivos da instituição. A centralidade do papel do corpo docente faz dele um escultor da cultura institucional. O desempenho do corpo docente como professores e investigadores determina grande parte da satisfação do aluno e tem impacto na aprendizagem dos alunos e, portanto, na contribuição das instituições de ensino superior (IES) para a sociedade. Apesar de vários estudos terem analisado este tópico em todo o mundo, pouco se conhece no contexto do ensino superior em Portugal. Este estudo tem como objetivo identificar as questões e seus impactos na motivação e satisfação profissional do pessoal docente, oferecendo reflexões adicionais sobre as relações e estratégias que podem promover essas qualidades e, consequentemente, a produtividade.
O objetivo é compreender os parâmetros da satisfação no trabalho e motivação no corpo docente.
Os objetivos são:
1. Determinar as dimensões associadas à satisfação no trabalho e motivação do pessoal docente;
2. Analisar como a satisfação no trabalho e a motivação diferem entre subgrupos;
3. Determinar as relações entre satisfação e motivação;
4. Fornecer reflexões sobre os pontos fortes e fracos sobre a carreira docente dentro do Sistema de ensino superior;
5. Produzir documentos que possam ser amplamente divulgados para uso e benefício das IES em Portugal.
Montante de financiamento:
85.000
Entidade financiadora:
FCT