A Importância e Grau de Implementação dos Referenciais da A3ES nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas

Data início do projeto: 
06/01/2013
Data fim do projeto: 
05/31/2014
Investigadores principais: 
Investigadores externos: 
Carolina Costa
Equipa de investigação: 
Instituição proponente: 
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Descrição do projeto: 
À semelhança do que tem vindo a acontecer em outros países europeus, também em Portugal se tem vindo a assistir nos anos mais recentes ao desenvolvimento e implementação nas IES de sistemas internos de garantia da qualidade (SIGQ). O presente estudo tinha como objetivos perceber a importância que os referenciais para os SIGQ, propostos pela A3ES, têm para as instituições nacionais, bem como avaliar o grau de implementação destes referenciais nas IES portuguesas. Para este efeito foi utilizado um inquérito por questionário dirigido a todos os docentes do ensino superior em Portugal. Globalmente as respostas dadas pelos docentes apontam para algum desconhecimento relativamente aos ESG e aos referenciais propostos pela A3ES. Apesar deste desconhecimento, os docentes consideram maioritariamente como importantes ou muito importantes os referenciais propostos pela A3ES. Esta situação representa um ambiente favorável ao desenvolvimento de SIGQ nas IES, porquanto é mais importante a aceitação implícita dos referenciais do que o seu conhecimento explícito. O grau de implementação das diferentes práticas de garantia da qualidade subjacentes aos 10 referenciais da A3ES nas IES, apesar de genericamente inferior à importância atribuída aos mesmos referenciais, é ainda assim muito significativo.
Montante de financiamento: 
15.720,00
Entidade financiadora: 
A3ES

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