Acrónimo do projeto:
GLONATINS
Data início do projeto:
01/01/2014
Data fim do projeto:
12/01/2016
Investigadores principais:
Investigadores externos:
Giulio Marini; Guy Neave
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES - Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior
Descrição do projeto:
Os sistemas de ensino superior têm-se modificado profundamente nas últimas décadas em resposta a iniciativas globais e iniciativas políticas nacionais. Este projecto procura analisar como estão as Instituições de Ensino Superior portuguesas a responder a estes desafios. A análise centra-se em quatro áreas fundamentais e na sua interligação, nomeadamente: a)as mudanças na governação sistémica e institucional do ensino superior e o modo como estas se relacionam com as questões da qualidade e do desempenho organizacional; b)a concretização de políticas institucionais visando a promoção de um ambiente favorável à qualidade das diferentes missões; c) o desenvolvimento institucional de diferentes sistemas de avaliação de desempenho; d) a análise das mudanças nos equilíbrios de poder internos e o seu impacto para a definição da identidade dos diferentes profissionais. O desenvolvimento deste projeto de investigação baseia-se no conhecimento acumulado pela equipa de investigação que ao longo dos últimos 15 anos tem vindo a analisar as mudanças mais significativas no ensino superior em Portugal. Até à data foi realizada a revisão da literatura e definido o quadro teórico que permitirá analisar os dados e informação que se pretende vir a recolher. A recolha de dados assentará na análise de documentos nacionais e institucionais, bem como na auscultação das perceções de académicos e não académicos sobre as mudanças que têm vindo a acontecer nas suas instituições – neste momento encontra-se em fase de pré-teste o questionário que permitirá efetuar esta recolha de dados.
Montante de financiamento:
€ 153.138,00
Entidade financiadora:
FCT