Data início do projeto:
07/01/2015
Data fim do projeto:
02/29/2016
Investigadores principais:
Investigadores externos:
Gonçalo Paiva Dias; Paula Rocha
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES - Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior
Descrição do projeto:
O projeto de investigação foi desenvolvido com objetivo de dar resposta ao Edital de Abertura de Concurso Público “para financiamento de projetos de desenvolvimento e validação de indicadores de desempenho para a produção, transferência e difusão do conhecimento nas Instituições de Ensino Superior Politécnico (IESP)” (FCT, 2014,p.1), promovido pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), em colaboração com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC). Dada a estrutura binária do sistema de ensino
superior existente em Portugal, subdividido em Universidades e Instituições de Ensino Superior
Politécnico (IESP), foi assumido pela tutela a necessidade de identificar indicadores de
desempenho diferenciados, passíveis de melhor aferir o efeito e a qualidade da ação
desenvolvida. Para as IESP assumiu-se como necessário definir indicadores de desempenho
que permitam aferir “(…) as atividades de investigação aplicada e de criação cultural e o seu
impacto para as regiões em que estão inseridas (…)” (FCT, 2014, p. 1).
A investigação conduzida compreendeu cinco fases enquadradas no objetivo fundacional
de identificar e validar indicadores de desempenho para a produção, transferência e difusão
do conhecimento nas IESP. Em termos metodológicos recorreu a análise documental, entrevistas semiestruturadas e focus groups, aplicação da Técnica de Delphi e estudos de caso.
Do trabalho realizado resultou a proposta de um modelo de avaliação do desempenho para as Instituições de Ensino Superior Politécnico (IESP), que organiza um conjunto de indicadores-chave de desempenho em cinco (5) dimensões: i) prestação de serviços; ii) produção científica e artística; iii) investigação colaborativa; iv) transferência de conhecimento; v) e impacto societal. É uma ferramenta compatível e complementar com exercícios de auto e heteroavaliação de natureza mais qualitativa e focados na caracterização e descrição de práticas, processos e/ou interações, e que se julguem oportunos aplicar.
Montante de financiamento:
10.000,00
Entidade financiadora:
FCT