Acrónimo do projeto:
HEAE-SNIT
Data início do projeto:
03/01/2023
Data fim do projeto:
03/31/2026
Investigadores principais:
Investigadores externos:
Dominik Antonowicz - Nicolaus Copernicus University - Polónia/Poland
Jaakko Kauko - Tampere University - Finlândia/Finland
Maarja Beerkens - Leiden University - Países Baixos/The Netherlands
Stephanie Mignot-Gerard - Institut de Recherche en Gestion - Université Paris-Est Créteil - França/France
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES-Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Instituições participantes:
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Descrição do projeto:
Este projeto visa analisar as tendências supranacionais que estão a influenciar a autonomia do ES na Europa e como estão a ser traduzidas a nível nacional e institucional, centrando-se na forma como a gramática política que veiculam se repercute na articulação da educação, investigação e inovação das IES e nas suas missões. O projeto assume uma abordagem multinível: europeia, nacional e institucional. Considera a influência dos atores supranacionais (UE) e assume o papel que os Estados desempenham na mediação dos desafios decorrentes dos ecossistemas de ES.
É relevante comparar contextos em que o Estado desempenha um papel regulador mais forte (França e Finlândia), com aqueles em que a dimensão nacional é saliente e as políticas supranacionais tendem a ser resistidas (Polónia), aqueles em que as políticas orientadas para o mercado são mais influentes (Países Baixos), e aqueles onde prevalecem características mistas de regulação estatal e autonomia institucional (Portugal). A comparação entre os sistemas e IES destes países pretende identificar as configurações que eles estão a assumir pela análise da governação, gestão institucional e do papel dos profissionais na efetivação de sua autonomia pedagógica e de investigação. O projeto visa cartografar as tendências que transformaram o ES europeu na última década e a autonomia das IES.
As questões de investigação são: como é que as tendências supranacionais influenciam a autonomia do ensino superior na Europa? Como é que as tendências supranacionais estão a ser traduzidas nos níveis nacional e institucional? As políticas nacionais refletem uma coordenação mais forte do Estado em relação à regulação do mercado? Como é que as IES estão a articular a educação, investigação e inovação no cumprimento de suas missões? Como é que essas tendências impactam nos programas e na autonomia dos académicos para selecionar temas e desenhar projetos de pesquisa?
Participam no projeto investigadores do CIPES, da Universidade do Porto (CIIE), da Universidade de Aveiro, da Nicolaus Copernicus University - Polónia, da¬ Tampere University – Finlândia, da Leiden University – Países Baixos e do Institut de Recherce en Gestion - Université Paris-Est Créteil – França.
Montante de financiamento:
225 503,86 €
Entidade financiadora:
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Documentos:
Anexo | Tamanho |
---|---|
parecer.pdf | 192.32 KB |
information-note.pdf | 291.83 KB |
data-management-plan.pdf | 212.51 KB |
privacy-note.pdf | 138.54 KB |