Data início do projeto:
04/21/2021
Data fim do projeto:
11/30/2021
Investigadores principais:
Investigadores principais adicionais:
Lars Geschwind
Investigadores externos:
Akiiki Bayesiza, Belmiro Novele, Christian Schneijderberg, Joana Almeida, Omar Naguib Maomede
Instituição proponente:
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Descrição do projeto:
Este projeto consiste numa consultadoria investigativa que visa apoiar a transição da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de uma instituição orientada para o ensino para uma universidade de investigação.
O projeto junta uma equipa internacional e multidisciplinar de sete investigadores associados ao CIPES para apoiar a transformação estrutural da UEM numa universidade de investigação até 2028. No âmago do projeto está a capacitação investigativa ao nível do sistema e dos seus atores, incluindo a investigação das capacidades e know-how dos quadros académicos e técnico-administrativos da UEM de forma a sugerir soluções de formação e indicar objetivos (através de um Roteiro).
Para esse fim, o projeto adota uma investigação-ação participativa, a qual pode ser decomposta numa teoria da mudança e num modo de ação participativa, de forma a promover um processo de envolvimento na própria mudança entre stakeholders relevantes para o processo de transformação institucional. A base da nossa ‘análise de mudança’ é tanto teórica (organização formal e informal, comunidades de prática) com baseada em evidência, de acordo com os entendimentos tácitos de stakeholders internos e externos relevantes para a capacitação investigativa da UEM. Daí a organização da primeira etapa do projeto em cinco fases de trabalho: (1) Análise de documentação institucional, (2) Seleção de entrevistados e desenvolvimento de instrumentos (de recolha de dados), (3) Recolha de dados (entrevistas individuais e de grupo focal) e análise preliminar, (4) Análise SWOT e análise preliminar dos grupos focais, (5) Roteiro.
Keywords do projeto:
Ensino superior moçambicano; Processos de reforma; capacitação institucional investigativa; organização formal e informal; comunidades de prática.
Montante de financiamento:
796,800 SEK (ca. 78,800 Euros)
Entidade financiadora:
Embaixada da Suécia em Maputo – SIDA, Swedish International Development Cooperation Agency