Curriculo de engenharia para a Sociedade

Acrónimo do projeto: 
EC4uS
Data início do projeto: 
01/01/2022
Data fim do projeto: 
12/31/2023
Investigadores principais: 
Investigadores externos: 
Robertt Valente Bárbara Gabriel Gil Andrade-Campos João Dias-de-Oliveira Victor Neto Sandra Soares
Equipa de investigação: 
Instituição proponente: 
Universidade de Aveiro
Descrição do projeto: 
O projeto Engineering Curricula for Society (EC4uS) tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia e ferramentas que permitam auxiliar as Instituições de Ensino Superior (IES) no pensar, conceptualizar e criar conteúdos programáticos para cursos de engenharia, quer a nível de graduação quer de pós-graduação. Pretende-se que esses cursos, criados através dos resultados deste projeto, estejam alinhados com as prioridades da Comissão Europeia (European Education Area 2025) para essa área de formação, ao mesmo tempo alinhados com as necessidades de uma sociedade em constante (e rápida) evolução, e que ofereçam soluções para questões prementes atualmente, como é o caso das elevadas taxas de desistência e retenção e dos desequilíbrios de género em formações nas áreas das engenharias. As questões de desequilíbrio de género [9, 15] e da elevada taxa de retenção e desistência [4-8] em cursos na área do STEM (ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são desafios prementes e ainda carentes de solução atualmente. Nesse sentido, o projeto EC4uS irá desenvolver e criar uma abordagem metodológica, suportada por evidências e operacionalizada por ferramentas determinísticas, no sentido de auxiliar as IES quer no repensar e discutir as atuais formações de engenharia, quer no apoiar o processo de decisão necessário para a criação de novas propostas de formação. Adicionalmente, e tendo em conta o momento de rápida transformação que o mundo atravessa devido à pandemia Covid-19, a metodologia e ferramentas criadas no âmbito do projeto EC4uS irão igualmente ajudar as IES na transformação digital em curso, aplicável aos processos de ensino e aprendizagem em engenharia. Dessa forma, quer através da promoção de uma análise crítica sobre as ofertas de formação graduada e pós-graduada em vigor, quer através da sistematização de procedimentos de análise, recolha de dados, análise comparativa e reflexão estratégica sobre o futuro dos profissionais em engenharia e o seu papel transformador na sociedade, as IES poderão efetivamente contribuir para uma maior criação de inovação, crescimento económico e impacto nos desafios societais atuais. Tradicionalmente, o processo de construção de percursos formativos em engenharia é realizado de forma interna, dentro das IES, e com reduzido (ou nenhum) envolvimento direto de atores da sociedade. O projeto EC4uS parte da premissa que esse modelo de atuação e discussão tem vindo a ser incapaz de criar ofertas de formação graduada e pós-graduada integradoras e inclusiva, nomeadamente no manter (ou mesmo agravar) situações de desequilíbrio de género e situações de retenção ou desistência de estudantes ao longo do seu percurso formativo, para além de ser um modelo de procedimento que se revela ineficaz no acompanhar das mudanças (cada vez mais rápidas) que ocorrem na sociedade. Verificou-se, no que toca a esse último aspecto em particular, as dificuldades das IES de acompanharem as mudanças repentinas e globais decorrentes do surgimento da pandemia Covid-19, e na presença da qual as IES souberam ajustar-se (mas não transformar-se) com procedimentos que têm vindo a funcionar numa lógica de “soluções de emergência”, mas que estão longe de serem sustentáveis, individualmente e em termos organizacionais. Dentro desse contexto, o projeto EC4uS propõe a criação de uma abordagem metodológica de co-criação entre IES e atores da sociedade que permita mudar a cultura de silo vigente e que, assim, possa ajudar as IES na resposta rápida e alinhada com as necessidades da sociedade, em termos coletivos e dos seus indivíduos. Através da criação de modelos de aquisição e tratamento de dados, perceção e quantificação de expectativas dos vários intervenientes envolvidos no processo, medição objetiva do alinhamento/desalinhamento entre as diferentes expectativas desses intervenientes, e contextualização destas etapas no âmbito de um modelo de desenvolvimento de produto (seja esse “produto” um curso de engenharia, um profissional de engenharia, e/ou um cidadão com intervenção ativa na sociedade), o projeto EC4uS pretender responder às necessidades atuais por opções alternativas e inclusivas de formação em STEM, em particular em engenharia [16]. Para esse efeito, o projeto EC4uS agrega uma equipa multidisciplinar com experiência nos domínios do ensino/aprendizagem e pensamento estratégico em engenharia [16,17], da criação, validação e implementação de métricas nos domínios das competências e aptidões dos estudantes [22,23], das questões do equilíbrio de género e sua quantificação em IES [9,15]. Tendo em consideração essa experiência acumulada e as ideias, metodologias e resultados propostos, o projeto EC4uS assume o desafio de contribuir para a criação de melhores formações nas IES, melhores profissionais e melhores cidadãos, para uma melhor sociedade.
Keywords do projeto: 
Educação em engenharia; Equilíbrio de género; Inclusão;
Montante de financiamento: 
47,983.78€
Entidade financiadora: 
FCT

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