Acrónimo do projeto:
GPS4Success
Data início do projeto:
05/01/2018
Data fim do projeto:
05/01/2018
Investigadores principais:
Investigadores externos:
Jorge Morais, INESC-TEC e Universidade Aberta
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Instituições participantes:
Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa
CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais
ANDAEP - Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas
ANP - Associação Nacional de Professores
Câmara Municipal de Cascais
Descrição do projeto:
Atualmente, as instituições educativas são desafiadas a definir planos estratégicos e de intervenção direcionados à promoção do sucesso e prevenção do insucesso, o que exige informação relevante para apoiar a tomada de decisão. Contudo, a identificação precoce dos alunos que necessitam deste tipo de intervenções continua a ser realizada quase exclusivamente pelo feedback dado pelos professores e consequentemente essa intervenção chega muitas vezes numa fase tardia do processo de aprendizagem.
O objetivo geral deste estudo é contribuir para a compreensão dos fenómenos do sucesso e insucesso no 1.º ciclo do ensino básico (CEB), numa perspetiva longitudinal. É importante conhecer quem são os estudantes e como os seus desempenhos são influenciados pelas suas características pessoais e familiares, e pela forma como interagem com o contexto escolar. Neste projeto procuramos não só identificar os fatores que melhor explicam o insucesso escolar como também propomos uma abordagem baseada em técnicas de Data Mining, com o objetivo de facilitar a identificação e priorização destes alunos em risco. Como resultado final pretende-se identificar claramente perfis previsionais de sucesso e insucesso, validados não só empírica, como conceptualmente e criar um sistema de apoio à decisão eficiente que permita aos gestores escolares identificar riscos e oportunidades para intervir intencional e precocemente na promoção do sucesso e na prevenção do insucesso escolar.
Keywords do projeto:
Sucesso, Insucesso, Desistência, Indicadores, Data Minning
Montante de financiamento:
237 151,13€
Entidade financiadora:
EDULOG