Acrónimo do projeto:
Doc-Park
Data início do projeto:
11/01/2022
Data fim do projeto:
10/07/2024
Investigadores principais:
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES
Descrição do projeto:
O projeto, realizado no âmbito do EDULOG, com o título “Do que se fala quando se fala de educação doutoral? – As perspetivas das universidades e dos doutorandos portugueses” (Cardoso, S., Carvalho, T., Soares, Santos, S., D., Diogo, S. e Freires, T., 2022), sintetiza, no capítulo de Discussão e Conclusões, um conjunto de recomendações, sugeridas no sentido de ultrapassar os mais importantes desafios nele suscitados.
É como possível complemento dessas considerações que se propõe a conceção de uma estrutura, ancorada nos universos académico e empresarial, suscetível de acolher os desafios proporcionados pelo conjunto de recomendações descritas no estudo anterior.
Em apreciação estão uma maior proximidade a uma conceção tradicional da educação doutoral –concentrada na sistematização, aprofundamento, desenvolvimento e generalização de conceitos, com resultados perspetivados e consubstanciados numa tese doutoral – e uma conceção instrumental – associada, particularmente a uma investigação de caráter mais aplicado, ou à combinação desta com uma investigação mais fundamental – com aplicação predominantemente prática do conhecimento, da sua transferência, da criação de provas de conceito e produtos, assente numa natureza colaborativa, no âmbito de equipas ou redes de investigação preferentemente multidisciplinares. Considera-se, como resulta também das transcrições anteriores, a importância da presença de uma ‘escola doutoral’ no universo da instituição de ensino superior.
Montante de financiamento:
-
Entidade financiadora:
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo