Data início do projeto:
09/01/2022
Data fim do projeto:
07/31/2024
Investigadores principais:
Investigadores externos:
João Machado
Bernardo Gouveia
Catarina Ruivo
Inês Moreira
Mariana Barbosa
Ana Gabriela Cabilhas
Francisco Porto Fernandes
Carlos Alves
Samuel Caetano Vilela
Equipa de investigação:
Instituição proponente:
CIPES - Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Instituições participantes:
Federação Académica de Lisboa
Federação Académica do Porto
Descrição do projeto:
Este estudo visa centrar-se à escala dos dois maiores centros populacionais do país, de forma a contribuir para a construção de políticas – do Estado central, das autarquias e das IES – que promovam a melhoria da vida dos estudantes do ensino superior no Grande Porto (GP) e Grande Lisboa (GL). Trata-se, assim, de saber quem são, onde estão, como vivem, como se deslocam e de que condições de apoio beneficiam os/as estudantes do ensino superior das áreas do GP e GL. Este estudo visa, também, caracterizar as políticas de fixação do número de vagas nas IES do GP e GL, no sentido de contribuir para a análise e enquadramento dos principais problemas com que os/as estudantes destas áreas se confrontam.
Assim, o estudo pretende cobrir os seguintes aspetos: identificação do perfil socioeconómico dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL; a sua distribuição geográfica e os seus padrões de deslocação; as suas condições de vida; apoios sociais aos/às estudantes do ensino superior do GP e GL.
Como objetivos específicos desta investigação elencam-se os seguintes:
Perfil socioeconómico dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL
1. Conhecer os/as estudantes que frequentam as IES do GP e GL, através de uma caracterização socioeconómica do seu perfil,
2. Conhecer a realidade socioeconómica dos/as estudantes da 1.ª, 2.ª e 3.ª fases, no sentido de se perceber se as desistências da 1.ª para a 2.ª fase se relacionam com aquela realidade;
3. Identificar os/as estudantes deslocados.
Distribuição geográfica e dinâmica populacional dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL
4. Mapear a população de estudantes do Ensino Superior residentes no GP e GL, em particular nos municípios do Porto e de Lisboa, e nos seus concelhos periféricos;
5. Identificar os locais de maior densidade estudantil;
6. Perceber se os estudantes se fixam no GP e GL aquando do término do 1.º ciclo de estudos e se existem expectativas para ficar a viver nas cidades após este período.
Padrões de deslocação dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL
7. Identificar o padrão de deslocações dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL (motivo de deslocações, meios de transporte utilizados (linhas de metro, autocarros, elétricos, comboios, trotinetes e bicicletas), distância percorrida e tempo despendido), as suas expectativas sobre a utilização de transporte individual ou transporte público, a opinião sobre a rede de transportes públicos e a ligação a redes de ciclovia.
Condições de vida dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL
8. Identificar onde e com quem vivem os estudantes do ensino superior do GP e GL (casa dos pais, residência dos Serviços de Ação Social, residência privada, quarto alugado, ...), bem como aferir as condições habitacionais (conforto, acesso à internet, espaço de estudo, ...).
Apoios sociais aos/às estudantes do ensino superior do GP e GL
9. Identificar as respostas da ação social direta e indireta, nomeadamente, a oferta de cantinas e de alojamento, e analisar se estas se ajustam às necessidades.
Com a consecução destes objetivos, pretende-se responder às seguintes questões:
• Qual a realidade socioeconómica e a situação de vida dos/as estudantes do ensino superior do GP e GL?
• Onde vivem e como se deslocam diariamente?
• Que respostas de ação social existem, no sentido de colmatarem as necessidades de bem-estar (do ponto de vista socioeconómico, psicológico e de saúde) dos/as estudantes?
• Qual a cobertura de alojamento, dos serviços de alimentação e da rede de transportes?
• Como se relacionam estas questões com a política de fixação de vagas no GP e GL?
Montante de financiamento:
€ 86.500,33
Entidade financiadora:
EDULOG - Think Tank da Educação/Fundação Belmiro Azevedo